Fim da produção do Airbus A380 - Aviação na Íntegra

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Fim da produção do Airbus A380

Neste mês de Fevereiro de 2019, a Fabricante Airbus informou após receber o último pedido feito pela maior operadora do modelo, a empresa Emirates, o fim da produção do maior modelo de aeronave para transporte de passageiros. Sim, o modelo A380 entrará em fim de produção e sua última unidade deverá ser entregue em 2021. Triste fim e triste realidade para a Airbus e para mais de 3000 famílias, que poderão ser afetadas com o final da produção deste modelo.
Os motivos, bom, podemos entender. Um modelo caro, de alto valor de compra, de aproximadamente US$ 432 milhões é para poucos na verdade. Um belo avião, como o melhor que se tem de tecnologia, entretenimento e segurança. 
Mas o mercado da aviação no mundo é muito dinâmico, atualmente com as novas criações em aviões bimotores, com grande alcance e grande capacidade de passageiros faz com que os operadores analisem melhor suas opções para o futuro.
Podemos notar abaixo no quadro, a quantidade de pedidos realizados desde seu anúncio em 2001 até o final do ano de 2018. Foram 17 anos de pedidos firmados e um comparativo com a quantidade de modelos entregues no mesmo período. Ainda a Airbus havia anunciado também a fabricação do modelo cargueiro, houve alguns pedidos que foram feitos e depois cancelados. A unidade nem entrou em produção.


Comparação entre um Airbus A319/320 e um Airbus A380

A empresa Singapore Airlines devolveu três unidades que atingiram 10 anos de contrato, duas delas seu proprietário decidiu por desmontar e vender suas partes e peças para reposição. Acredita-se que 92% das peças podem ser reaproveitadas. A terceira unidade conseguiu ser incorporada a uma empresa Portuguesa, a Hi Fly.
A maior operadora do modelo é a empresa Emirates, que inclusive mantém voo diário entre as cidades de Dubai e São Paulo (GRU).
A rota mais longa é entre as cidades de Sidney, na Austrália e Dallas, nos Estados Unidos.


Airbus A380 nas cores da Portuguesa Hi Fly
Dois Airbus A380 aguardando desmontagem