Painel de um avião Airbus A320 com seus sistemas aviônicos |
Atualmente não existe no Brasil,
pelo menos eu não conheço, escolas que ensinam, prepare e treinem pessoas para
atuarem na área de Suprimento Aeronáutico.
Talvez, a formação mais adequada
a se buscar para irem atrás de uma oportunidade nesta área é fazer um curso
Superior de Tecnologia em Logística. O Suprimento Aeronáutico está muito
envolvido com a logística. Outra área interessante, é a formação na área
de Qualidade. Um curso de Gestão da Qualidade ou até mesmo Processos Gerenciais
pode ser um diferencial. Mas enfim, vou descrever um pouco sobre essa
atividade no mercado da aviação. Digo que é uma área bem dinâmica, a rotina de
trabalho pode variar de uma empresa para outra, mas é gostoso, apaixonante.
A
atividade envolve trabalhos como os descritos abaixo:
*
Recebimento e conferência de materiais, contagem e verificação da condição
física do material;
*
Conferência da documentação de rastreabilidade do material, certificando seu
ciclo percorrido desde a fabricação até a chegada a voce, para certificar que
este material não seja fruto de ações do mercado clandestino de partes e peças;
* Armazenar o material de acordo
com seu tipo, classe de risco se for um Artigo Perigoso, se é de uso
aeronáutico ou não, se é eletrônico, se requer controle de temperatura e umidade
do ar;
* Controle de vencimentos, ou
Shelf-Life, com a retirada e descarte do material que tem um tempo de
permanência em estoque antes de sua utilização, que quando atingido precisa ser
descartado;
* Preparar componentes removidos
das aeronaves pela manutenção para enviar a oficinas de reparação, podendo ser
rodas, freios, baterias, cilindros de oxigênio, válvulas, geradores, motores,
etc..., tudo que seja reparável, esses ítens também podem ser conhecidos como
rotables;
* Zelar pelas ferramentas, kits
de reparos, entregar aos mecânicos, conferir se há danos, se a calibração está
dentro do prazo de vencimento, separar as ferramentas vencidas e preparar para
envio a uma oficina de calibração;
* Fazer contagem cíclica do
estoque, ou seja, fazer o inventário e ajustes sistêmicos;
* Separar, embalar, emitir nota
fiscal, enviar para outras bases de operação da empresa. Preparar também o
envio de materiais que são caracterizados como Artigos Perigosos, necessitando
seguir as normas descritas no Manual IATA, para isso o funcionário passa por um
curso autorizado e reconhecido pelas autoridades brasileiras, como a ANAC e a
IATA.
* Atender a manutenção, separando
materiais de acordo com as tarefas programadas pela equipe de CTM ou por
motivos de manutenção corretiva;
* Fazer a gestão nos casos de
solicitações de materiais em casos de situações emergenciais, nas quais o avião
não pode decolar, conhecida como AOG (aircraft on ground), em que é necessário
partes e peças NO GO, obrigatórias para se cumprir um ítem MEL, que é MINIMUM
EQUIPMENT LIST. Nesta situação, a empresa pode não ter estas partes em estoque
e então se faz uma consulta com empresas congêneres e oficinas de reparação
para negociar uma compra ou exchange urgente. Todo o processo envolve a
consulta da disponibilidade, a cotação, envolve o setor de compras da empresa
que vai emitir uma ordem de compra, envolve também equipes de apoio logístico.
É uma situação em que os setores de Suprimentos, AOG DESK, Compras e Logística
fazem um grande esforço conjunto para que o material chegue na base com o menor
tempo possível, minimizando assim atrasos e cancelamentos de voos, e o mais
importante, gere assim um prejuízo pequeno ou nenhum prejuízo para a empresa,
quando possível.
Basicamente
são estas responsabilidades que tem um profissional na área de Suprimento
Técnico, e as atividades podem variar de uma empresa para outra.