Suprimento Técnico Aeronáutico - Aviação na Íntegra

Suprimento Técnico Aeronáutico

Painel de um avião Airbus A320 com seus sistemas aviônicos

Atualmente não existe no Brasil, pelo menos eu não conheço, escolas que ensinam, prepare e treinem pessoas para atuarem na área de Suprimento Aeronáutico.
Talvez, a formação mais adequada a se buscar para irem atrás de uma oportunidade nesta área é fazer um curso Superior de Tecnologia em Logística. O Suprimento Aeronáutico está muito envolvido com a logística. Outra área interessante, é a formação na área de Qualidade. Um curso de Gestão da Qualidade ou até mesmo Processos Gerenciais pode ser um diferencial. Mas enfim, vou descrever um pouco sobre essa atividade no mercado da aviação. Digo que é uma área bem dinâmica, a rotina de trabalho pode variar de uma empresa para outra, mas é gostoso, apaixonante.
A atividade envolve trabalhos como os descritos abaixo:

* Recebimento e conferência de materiais, contagem e verificação da condição física do material;
* Conferência da documentação de rastreabilidade do material, certificando seu ciclo percorrido desde a fabricação até a chegada a voce, para certificar que este material não seja fruto de ações do mercado clandestino de partes e peças;
* Armazenar o material de acordo com seu tipo, classe de risco se for um Artigo Perigoso, se é de uso aeronáutico ou não, se é eletrônico, se requer controle de temperatura e umidade do ar;
* Controle de vencimentos, ou Shelf-Life, com a retirada e descarte do material que tem um tempo de permanência em estoque antes de sua utilização, que quando atingido precisa ser descartado;
* Preparar componentes removidos das aeronaves pela manutenção para enviar a oficinas de reparação, podendo ser rodas, freios, baterias, cilindros de oxigênio, válvulas, geradores, motores, etc..., tudo que seja reparável, esses ítens também podem ser conhecidos como rotables;
* Zelar pelas ferramentas, kits de reparos, entregar aos mecânicos, conferir se há danos, se a calibração está dentro do prazo de vencimento, separar as ferramentas vencidas e preparar para envio a uma oficina de calibração;
* Fazer contagem cíclica do estoque, ou seja, fazer o inventário e ajustes sistêmicos;
* Separar, embalar, emitir nota fiscal, enviar para outras bases de operação da empresa. Preparar também o envio de materiais que são caracterizados como Artigos Perigosos, necessitando seguir as normas descritas no Manual IATA, para isso o funcionário passa por um curso autorizado e reconhecido pelas autoridades brasileiras, como a ANAC e a IATA.
* Atender a manutenção, separando materiais de acordo com as tarefas programadas pela equipe de CTM ou por motivos de manutenção corretiva;
* Fazer a gestão nos casos de solicitações de materiais em casos de situações emergenciais, nas quais o avião não pode decolar, conhecida como AOG (aircraft on ground), em que é necessário partes e peças NO GO, obrigatórias para se cumprir um ítem MEL, que é MINIMUM EQUIPMENT LIST. Nesta situação, a empresa pode não ter estas partes em estoque e então se faz uma consulta com empresas congêneres e oficinas de reparação para negociar uma compra ou exchange urgente. Todo o processo envolve a consulta da disponibilidade, a cotação, envolve o setor de compras da empresa que vai emitir uma ordem de compra, envolve também equipes de apoio logístico. É uma situação em que os setores de Suprimentos, AOG DESK, Compras e Logística fazem um grande esforço conjunto para que o material chegue na base com o menor tempo possível, minimizando assim atrasos e cancelamentos de voos, e o mais importante, gere assim um prejuízo pequeno ou nenhum prejuízo para a empresa, quando possível.

Basicamente são estas responsabilidades que tem um profissional na área de Suprimento Técnico, e as atividades podem variar de uma empresa para outra.