DOV - Aviação na Íntegra

DOV


Um Despachante Operacional de Voo ou DOV, é o responsável pelo planejamento e acompanhamento dos voos (controle operacional) em empresas aéreas.
Este regulamento estipula que o piloto em comando de uma aeronave e o despachante operacional encarregado por um voo, são legalmente responsáveis ​​por este voo. Também estipula que um DOV tem a autoridade para atrasar, desviar ou cancelar um voo, e um voo não pode ser liberado sem a assinatura do piloto em comando e o despachante operacional em documentos específicos como o plano de voo operacional e o manifesto de peso e balanceamento.O despachante usa ferramentas sofisticadas para gerar a documentação necessária para a liberar e monitorar o progresso de cada voo e aconselha a tripulação de quaisquer circunstâncias que possam afetar a segurança de voo.
Entre as habilidades requeridas para o exercício desta profissão estão a rapidez de raciocínio, visão espacial e capacidade de trabalhar sob pressão.

Regulamentação da profissão no Brasil
Nenhuma pessoa pode trabalhar como despachante operacional de voo (DOV) (exercendo responsabilidade em conjunto com o piloto-em-comando, no controle operacional de um voo) em atividades relacionadas à operação de qualquer aeronave civil engajada no transporte aéreo e operando segundo o RBAC 121, a menos que essa pessoa seja detentora de uma licença de DOV emitida segundo o regulamento RBHA 65 da ANAC. A fim de obter a licença, esta pessoa deve demonstrar amplo conhecimento de áreas como regulamentos de tráfego aéreo, Meteorologia, navegação aérea, teoria de voo, performance, peso e balanceamento e planejamento de voo, a um nível comparável ao titular de uma licença de piloto de linha aérea de transporte.

Formação, estágio e treinamento
O interessado em ser um DOV deverá cursar em escola homologada pela ANAC o curso de Despachante Operacional de Voo. Normalmente o curso é dividido em dois módulos, sendo o primeiro com duração de 6 a 7 meses e neste módulo o candidato recebe as matérias de Regulamento de Tráfego Aéreo VFR e IFR, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Aerodinâmica e Teoria de Voo, Navegação Aérea VFR e IFR e as matérias complementares exigidas pela ANAC, que são Inglês Técnico, Regulamentação do Transporte Aéreo, Comunicações e Sistema de Aviação Civil Internacional e Brasileiro. Após ser aprovado na escola o candidato será submetido a uma banca da ANAC.
Concluído assim o primeiro módulo o aluno estará apto a iniciar o segundo módulo com duração de 4 meses. As matérias a serem estudadas são Performance de Aviões a Jato, Peso e Balanceamento e Planejamento de voo. Seguindo o modelo do módulo 1, o aluno prestará mais uma banca da ANAC.
É exigido que faça um estágio em uma cia aérea com duração de 360 horas e que realize 40 despachos reais de voo, acompanhado por um DOV habilitado e experiente. Na cia aérea o estagiário recebe treinamento para cada tipo de aeronave que a empresa opera e que o DOV irá despachar, é chamado de Ground School ou Treinamento de Solo. No final do estágio ele será checado por um checador da ANAC e sendo aprovado receberá a sua CHT (Certificado de Habilitação Técnica), assim estará apto para trabalhar. O Estágio é remunerado. 
Todos os anos, o DOV faz o que é chamado de voo de familiarização, em média 5 por ano. E todos os anos ele faz novamente o Ground School. A cada dois anos ele faz também o recheque com um checador habilitado.