Aerion AS2, primeiro Supersônico depois da aposentadoria do Concorde - Aviação na Íntegra

terça-feira, 19 de maio de 2015

Aerion AS2, primeiro Supersônico depois da aposentadoria do Concorde

O objetivo é revolucionar como o mundo irá viajar de avião
 
No ano de 1965 foi construído o primeiro jato supersônico pelo Consórcio BAC e voou apenas pelas empresas British Airways e AirFrance. No ano de 2003 findou-se a era do jato supersônico que transportava passageiros devido ao alto custo operacional tornando-o inviável para as operações e também devido aos riscos.
Desde então, este modelo de aeronave foi aposentado, levado a museus e preservados para que as pessoas pudessem apenas olhar.
Mas atualmente a empresa Aerion, que tem parceria com a Airbus, anunciou o valor de seu jato Supersônico, o AS2, que terá valor preferencial de U$$ 120 milhões nas primeiras 50 unidades. Os primeiros 50 clientes terão além do preço preferencial, benefícios adicionais para estabelecer um ponto de equilíbrio até o lançamento do avião em 2022.
Com 49 metros de comprimento e 21 metros de envergadura, será um avião com capacidade para até 11 passageiros. Um dos seus diferenciais é a capacidade de voar sobre os continentes ultrapassando a barreira da velocidade do som sem causar danos tanto materiais como também a saúde das pessoas, coisa que o Concorde não conseguia. Segundo a Aerion, o modelo contará com asas e aerodinâmica refinada, o que promete gerar considerável redução do arrasto, melhora do escoamento do fluxo de ar sobre suas superfícies e diminuição da onda de choque.

Leia: AeroMagazine