|
E assim começou a Azul no Brasil |
Em março de 2008 foi lançada no Brasil a campanha "Voce Escolhe", criada por David Neeleman com o intuito de instituir uma nova empresa aérea, que traria novidades ao brasileiro tanto pelo método que seria empenhado quanto pelo investimento que seria feito em aeronaves modernas, confortáveis e com alta tecnologia. Os brasileiros foram convidados a participarem do processo de fundação da empresa, para elegerem o nome da empresa, e assim foi feita a campanha Voce Escolhe onde milhares de brasileiros deram suas opiniões a respeito do nome da empresa. Já desta forma David Neeleman entrava na graça do povo. Interessante lembrarmos que Neeleman antes de vir ao Brasil para fundar a Azul ele já havia criado outras empresas aéreas no exterior, a JetBlue nos Estados Unidos em 1999, WestJet no Canadá em 1996 e Morris Air nos Estados Unidos em 1984. Sendo Neeleman um homem de negócios e com vasta experiência no mercado aéreo norte americano, o mais disputado do mundo. A Azul nasceu seguindo o modelo que antes Neeleman já havia testado nos Estados Unidos e resolvendo trazer para o Brasil, um país com gigante potencial para o mercado da aviação, em 15 de dezembro de 2008 a Azul decolava pela primeira vez para iniciar sua consolidação no mercado aéreo brasileiro, um voo para Porto Alegre e outro para Salvador,
|
Frota da Azul em Viracopos logo no início |
ambos partindo de Viracopos (Campinas). Uma outra tacada importante dada pela Azul foi escolher Viracopos como sua principal base, um aeroporto quase morto, com baixíssimo volume de passageiros e um volume grande de cargas, atualmente a Azul é a empresa que mais tem voos partindo e chegando de um mesmo aeroporto no Brasil. Vários recordes foram alcançados devido ao carisma do povo brasileiro em escolher a Azul para viajarem, foi a empresa aérea que mais rápido alcançou a marca de 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 15 e 20 milhões de passageiros transportados. Em pouco menos de quatros anos já havia transportado 20 milhões de pessoas.
|
Nova logomarca após a fusão com a Trip |
Em maio de 2012 foi anunciada a fusão com a Trip Linhas Aéreas, uma empresa regional de transporte regular de passageiros com sede em Campinas, operando os mesmos modelos de aeronaves. Hoje as duas empresas já operam seus voos de forma integradas e a marca Trip vem aos poucos deixando de existir para manter no mercado a marca Azul. Atualmente a terceira maior empresa aérea do Brasil, com uma frota de 134 aeronaves e 106 destinos e se preparando para atingir os países da américa do norte e europa através de code-share, acordos de voos compartilhados. Ainda aguardamos pelo anúncio e que seja em breve, de que a Azul fará com sua frota voos para o exterior, estando em análise o modelo adequado para a empresa, estando na disputa Boeing e Airbus.