Empregabilidade na aviação - Aviação na Íntegra

terça-feira, 11 de março de 2014

Empregabilidade na aviação

Mais candidatos do que vagas, esta é a realidade
Queridos leitores, mesmo que sejam poucos, desejo aqui passar algumas informações quanto aos postos de trabalho na aviação.
Sei que muitos já estudaram, muitos estão estudando, este último é o meu caso. O mercado de trabalho na aviação comercial está um pouco empacado, as empresas estão segurando as contratações. Empresas que abrem vagas, como a Azul por exemplo, dá prioridade para preencher seus postos de trabalho com profissionais do próprio quadro de funcionários por meio de promoções. As vagas que não são preenchidas com seus próprios colaboradores aí sim são colocadas a disposição dos demais interessados. É preciso que os interessados cumpram alguns requisitos importantes antes de serem selecionados para qualquer processo de seleção. Entre esses requisitos posso citar que os candidatos devem morar nas imediações dos aeroportos onde essas empresas operam ou nas proximidades de seus escritórios, elas dão prioridade para quem reside próximo. Outra coisa é a questão da indicação forte, por mais que voce tente e vá atrás sozinho por várias e várias vezes, se voce tiver alguém ligado a algum gestor, gerente ou selecionador voce terá mais chance do que os seus concorrentes. Mais uma coisa que se tem a necessidade mas as empresas não divulgam esta informação, além da sua vontade de trabalhar, necessidade e paixão pela aviação voce precisa ter o nome limpo, sim é verdade. Nenhuma restrição em SPC e SERASA, o que eu penso que em muitas situações é desnecessário tal ação pela empresa, pois quem procura emprego é porque precisa, além de querer. O idioma também é um requisito importante, estude o inglês e se aperfeiçoe nele, voce irá precisar.
Na aviação existe várias oportunidades de trabalho, Co-Piloto, Piloto, Comissários de voo, Agente de Aeroporto, Auxiliar de Rampa, Despachantes Técnicos, Mecânicos, DOVs, etc... voce pode procurar se formar primeiro e depois tentar entrar diretamente na função que deseja ou enquanto estuda procurar entrar por baixo, lá naquelas funções mais básicas e sem muita exigência para depois ter a oportunidade de ser promovido para a função que deseja e que está estudando. Mas como ouvimos nos comerciais e nos ditos populares, somos brasileiros e não desistimos nunca. 
Então, o que nos resta... é nos adaptarmos ao que as empresas exigem pois quem espera sempre alcança!!!!