O dia 30 de janeiro de 1979 sempre estará na memória dos brasileiros. Foi o dia em que uma aeronave Boeing 707-323C, prefixo PP-VLU desapareceu sem deixar vestígio algum de seu paradeiro. As 20:23hs a aeronave carregada 153 quadros de Manabu Mabe e outros itens decolou de Tóquio com seis tripulantes. Todos eles brasileiros e com vasta experiência em voo, inclusive o comandante do voo, Gilberto Araújo da Silva havia sofrido um acidente em Orly, França no ano de 1973. Na ocasião 123 pessoas morreram. Vinte e dois minutos após a decolagem o comandante Gilberto faz o primeiro e único contato com a torre de controle e até o momento desta comunicação tudo estava normal. O próximo contato deveria ter sido feito as 21:23hs, o que não aconteceu pois o avião já havia desaparecido. Ele desapareceu sobre o Oceano Pacífico cerca de trinta minutos após a decolagem. Este é sem dúvida um mistério que perpetua até hoje a história da aviação mundial. Há algumas teorias a respeito deste desaparecimento, uma delas diz que a aeronave teria sido abatida pelos soviéticos pois pensaram que a aeronave estaria levando para os EUA um MIG-25 desmontado, e eles não queriam seus segredos revelados. Uma outra diz que a aeronave poderia ter invadido o espaço aéreo soviético e sido abatido por lá. Outra teoria diz que o voo teria sido sequestrado e forçado a pousar na Rússia, e assim os tripulantes teriam sido assassinados. A mais plausível é a de que a aeronave teria sofrido uma despressurização em nível de cruzeiro e com isso os tripulantes teriam morrido por falta de oxigênio, deixando com que a aeronave com a ajuda do piloto automático fosse levada até onde sua autonomia permitisse, e isto teria ocorrido no território do Alasca, bem longe das áreas de busca e assim seus restos e os corpos dos seis tripulantes teriam sido afundado no fundo do oceano pacífico.