Condomínio Costa Esmeralda, em Porto Belo. estado de Santa Catarina |
Pois é, sim, é verdade! Atualmente isto não é apenas um sonho de muitas pessoas mas sim uma realidade de nosso país. Muitas pessoas que fazem da aviação geral um hobby e também a oportunidade de se locomover de um a outro lugar por meios aéreos podem ter uma casa boa e confortável num condomínio fechado com uma baita pista de pouso, com infraestrutura para manter aviões da aviação geral. A maior parte dos condomínios é formada por pessoas envolvidas na aviação, tanto por seus trabalhos como por hobby. Este é o caso do Comandante Cesar Pulshen, que já trabalhou empresas aéreas como Varig, Vasp. Gol, Absa e hoje atua na aviação executiva. Ele restaura aviões antigos e os deixa em plena condições de voo.
É certo que os condomínios aeronáuticos se multiplicam pelo Brasil. Não há uma exatidão quanto ao número existente destes condomínios, mas devido ao crescimento da frota da aviação geral e executiva eles vem se tornando uma ótima alternativa para a redução de custos operacionais e aumento da comodidade para quem vive neste meio.
Segundo dados da ABAG, o Brasil possui mais de 13 mil aeronaves em operação e esse número tende a crescer ainda mais. Desde 2007 a frota teve um aumento de 20%. As pessoas estão a procura de alternativas aos aeroportos que já estão saturados.
Em Minas Gerais está em construção o condomínio Reserva Real. Ele terá uma hípica, campo de golfe, quadras de tênis e completa estrutura de lazer. O condomínio terá uma pista de pouso e decolagem 1.600 metros de comprimento a uma elevação de 2.300 pés acima do nível do mar. Ainda contará com luzes de balizamento noturno para operações VFR diurno e noturno.
Acessem a matéria completa clicando aqui!