Sim, é verdade que a aviação comercial está um tanto enrolada e que muitas coisas parecem não haver solução. Mas aqui neste post quero chamar a atenção para a aviação agrícola. Este setor tem recebido cerca de 100 novas aeronaves ao ano, cerca de 7% de crescimento anual em média e emprega aproximadamente 7.000 pessoas. O Brasil possui atualmente a segunda maior frota no setor com 2.000 aviões, e os pedidos para 2014 vem mantendo aquecido o setor mesmo com o dólar em alta. Aqui em nosso país a Embraer fábrica o modelo Ipanema 202A, que recentemente recebeu certificação para voar com motor movido a etanol. Este modelo é concorrente direto do AT-502 fabricado pela norte-americana Air Tractor. Existem aqui no Brasil aproximadamente 260 empresas que prestam o serviço de pulverização além de 200 operadores rurais. Estes dados foram publicados pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG). Para lerem a matéria completa no site Portal do Aviador, clique aqui.